Formar docentes, intérpretes e tradutores em Língua Brasileira de Sinais (Libras); formar tradutores e intérpretes de Libras para atuar em escolas e/ou instituições de surdos; com a proposta de apresentar novas modalidades de ensino a profissionais ligados aos estudos de Língua, de Educação e de Desenvolvimento e possibilitar a interação social de indivíduos surdos por meio de trocas comunicativas com profissionais de formação em LIBRAS. Essa especialização será oferecida, prioritariamente, para profissionais de educação, focando seus diversos níveis de atuação.
A carga horária deste curso é de 480 horas. A duração total em meses dos módulos do curso é de 16 meses, excluindo o período de férias e recesso. Ainda, será disponibilizado o período de 6 meses para a entrega do trabalho de conclusão de curso.
Graduados em qualquer área que queiram aprender Libras.
Disciplinas | Horas |
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Politicas e legislação da educação de surdos no Brasil | 30 |
Introdução e linguística da LIBRAS, aquisição da linguagem | 30 |
Fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática da LIBRAS | 30 |
Metodologia do ensino da LIBRAS e elaboração de material didático | 30 |
Deficiência auditiva e surdez/cultura e identidade surda | 30 |
Educação e currículo: fundamentos e práticas pedagógicas na educação de surdos | 30 |
Fundamentos históricos na educação de surdos | 30 |
Diversidade, Inclusão e Novas tecnologias para LIBRAS | 30 |
LIBRAS I e II | 30 |
LIBRAS III e IV | 30 |
Legislação do tradutor intérprete de LIBRAS | 30 |
Oficina de LIBRAS/Literatura surda | 30 |
Prática de interpretação LIBRAS- Português- LIBRAS | 30 |
Estágio de Interpretação | 30 |
O tradutor interprete educacional | 30 |
Metodologia do trabalho cientifico - TCC | 30 |
TOTAL | 480 |
A grade curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
As aulas presenciais serão realizadas mensalmente, aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.
O corpo docente da Pós Graduação em Docência, Tradução e Interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi formado partindo da especificação que cada disciplina exige, os quais são Professores Doutores ouvintes, Mestres e Especialistas ouvintes e surdos, experiência profissional na área de Educação dos surdos.
Capacitar o profissional a apresentar e aplicar prática de ferramentas tecnológicas ainda pouco exploradas nas instituições de ensino e na realidade escolar, bem como nos desafios enfrentados e as tendências para o futuro no contexto do ensino-aprendizagem.
A carga horária deste curso é de 360 horas. A duração total em meses dos módulos do curso é de 13 meses, excluindo o período de férias e recesso. Ainda, será disponibilizado o período de 6 meses para a entrega do trabalho de conclusão de curso.
Egressos do curso de Letras e demais profissionais das áreas afins.
Disciplinas | Horas |
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Atualização e contextualização temática | 30 |
O atual cenário da educação no Brasil | 30 |
Linguagem tecnológica | 30 |
Tecnologia e ensino | 30 |
Desenvolvimento profissional docente | 30 |
A realidade do aluno do século XXI | 30 |
Metodologia para o ensino de português ou de língua estrangeira | 30 |
Processos de avaliação | 30 |
Planejamento didático | 30 |
Ferramentas tecnológicas | 30 |
Laboratório de ferramentas digitais | 30 |
Trabalho de Conclusão de curso - TCC | 30 |
TOTAL | 360 |
A grade curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
As aulas presenciais serão realizadas mensalmente, aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.
Docente especializado em ferramentas tecnológicas para ensino, docente especializado em ensino e educação no Brasil e docente especializado em didática.
Formar e capacitar profissionais da área da educação e saúde para que compreendam e ampliem seus conhecimentos em torno da aprendizagem de diferentes sujeitos e contextos para que possam identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem.
A carga horária deste curso é de 660 horas. A duração total do curso é de 16 meses, excluindo o período de férias e recesso. Ainda, será disponibilizado o período de 6 meses para a entrega do trabalho de conclusão de curso.
Este curso de pós-graduação destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, Normal Superior, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. Também se destina a Psicopedagogos e profissionais que têm interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre as dificuldades de aprendizagem a partir do estudo das neurociências.
O especialista em Neuropsicopedagogia é um profissional que atuará em diferentes contextos sociais, buscando compreender o processo cognitivo do sujeito desde os primeiros anos de vida, seus impasses e as implicações na aprendizagem.
O profissional que faz especialização em neuropsicopedagogia atuará nas áreas da educação ou saúde. Sua atuação poderá se estender a instituições educacionais (se tiver formação em licenciaturas, pedagogia ou psicopedagogia) ou a instituições na área da saúde (se tiver formação em fisioterapia, psicologia ou fonoaudiologia). Sua prática terá como ponto de apoio os estudos das neurociências, da psicologia cognitiva e da pedagogia. É uma especialização que complementa a formação de base, permitindo uma atuação profissional centrada em um campo de investigação: as neurociências.
Disciplinas | Horas |
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Introdução a neuropsicopedagogia e atuação profissional | 30 |
Fundamentos da Neurociência e Educação | 30 |
Linguagem e aprendizagem: atenção, percepção, consciência, memória e planejamento | 30 |
Neurociência dos movimentos para as deficiências motoras e múltiplas | 30 |
Metodologia Científica I | 60 |
Neuroanatomia I | 30 |
Neuroanatomia II | 30 |
Neurociência educacional | 30 |
Avaliação na perspectiva neuropsicopedagógica | 30 |
Neurociência das emoções e sensações. | 30 |
Educação Inclusiva e Neurociência | 60 |
Memória Neuronal | 30 |
Transtornos específicos da aprendizagem I | 30 |
Transtornos específicos da aprendizagem II | 30 |
Teoria e prática da Neuropsicopedagogia. | 30 |
Metodologia Científica II | 30 |
Estágio Orientado (institucional e clínico) | 120 |
TOTAL | 660h |
A matriz curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
As aulas presenciais serão realizadas mensalmente, aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.
Professores doutores, mestres e especialistas, experiência profissional na área de Educação, Psicologia e Psicopedagogia do Estado de São Paulo.
Visa capacitar o profissional com amplos conhecimentos no entendimento das dificuldades de aprendizagem no contexto institucional, formando assim, um profissional com uma visão crítica dos temas e questões da aprendizagem e dotado de posturas, atitudes e ações psicopedagógicas éticas, que possam amenizar a situação de risco psicossocial de crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem.
A carga horária deste curso é de 470 horas. A duração total em meses dos módulos do curso é de 18 meses, excluindo o período de férias e recesso. Ainda, será disponibilizado o período de 6 meses para a entrega do trabalho de conclusão de curso.
O curso destina-se a profissionais envolvidos com o processo ensino-aprendizagem: Pedagogia, Psicologia e Licenciaturas em geral.
Disciplinas | Horas |
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Introdução a Psicopedagogia | 30 |
Bases Neurológicas e Psicopedagogia | 30 |
Jogos e Educação | 30 |
Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem | 30 |
Problemas de Aprendizagem | 30 |
Psicomotricidade e Psicopedagogia | 30 |
Metodologia do Trabalho Científico | 60 |
Didática do Ensino Superior | 30 |
Avaliação da aprendizagem: novos olhares sobre o fracasso e o sucesso escolar | 30 |
A construção do conhecimento matemático | 30 |
Psicogênese da Leitura e da Escrita | 30 |
Psicopedagogia: Estudo de Casos | 30 |
Estágio em Psicopedagogia | 80 |
Metodologia de Pesquisa | 30 |
TOTAL | 470 |
A grade curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
As aulas presenciais serão realizadas mensalmente, aos sábados, nos períodos matutino e vespertino.
Professores doutores, mestres e especialistas, experiência profissional na área de Educação, Psicologia e Psicopedagogia do Estado de São Paulo.
Seguindo as orientações e determinações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, devido a COVID 19.
A carga horária deste curso é de 700 horas. regido pela Deliberação 112/2012 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, com duração de 18 meses.
Destina-se a profissionais de graduação em Pedagogia ou Curso Normal Superior e licenciados, em consonância com o § 5º art. 3º da Del. CEE 112/12, ou seja, profissionais que tem interesse em trabalhar nas APAEs do Estado de São Paulo, conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação. Atende a Deliberação 112/2012, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Rede Estadual de Ensino.
Disciplinas | Horas |
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Fundamentos Básicos, Históricos e Filosóficos da Educação Especial e Educação Inclusiva | 40 |
Politicas de Educação Especial e na Perspectiva da Educação Inclusiva | 40 |
Gestão da Educação Especial e Educação Inclusiva | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento para o aluno com Deficiência | 40 |
Metodologia de pesquisa | 20 |
Didática para o Ensino Superior | 20 |
TOTAL | 200 |
Disciplinas | Horas |
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Deficiência Intelectual (DI): Conhecimentos Básicos | 30 |
Psicomotricidade e Estimulação Essencial para alunos com DI | 30 |
Alfabetização e Letramento para alunos com DI | 30 |
Planejamento Educacional Individualização (PEI) e Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) | 30 |
Adaptação Curriculares para alunos com DI | 30 |
Programas de Ensino para Alunos com DI | 30 |
Avaliação Educacional para alunos com DI | 30 |
Ensino Colaborativo para pessoa com DI | 30 |
Tecnologia Assistiva para Deficientes Intelectuais | 30 |
Profissionalização e Inclusão no Mercado de Trabalho | 30 |
TOTAL | 300 |
Atividades | Horas |
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Estágio Supervisionado : Estágio Supervisionado em Educação para alunos com DI. | 100 |
Atividades Complementares : Filmes, leituras, participação em eventos científicos, palestras e outras atividades propostas ao longo do curso. | 50 |
Artigo Científico: Elaboração de artigo de conclusão de curso. | 50 |
TOTAL CARGA HORÁRIA DO CURSO | 700 |
A grade curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
Professores doutores, mestres e especialistas, experiência profissional na área de Educação, Educação Especial, Educação Inclusiva e DI do Estado de São Paulo.
- Em 2020: 1ª turma
- Máximo de vagas por turma – 50 alunos
- Mínimo de vagas por turma – 25 alunos
Deliberação CEE nº 94/2009
Estabelece normas para a formação de professores em nível de especialização, para o trabalho com crianças com necessidades especiais, no sistema de Ensino do Estado de São Paulo.
Art. 3o – Os Cursos de Especialização em Educação Especial, de que trata esta Deliberação, terão carga horária mínima de 600 horas - a serem oferecidas durante um ano letivo - das quais 500 h dedicadas a atividades teóricas e/ou teórico - práticas e 100h a estágio supervisionado.
Deliberação CEE nº 112/2012
Estabelece normas para a formação de docentes em nível de especialização, para o desenvolvimento de atividades com pessoas com necessidades especiais, no sistema de Ensino do Estado de São Paulo.
Art. 3o – Os Cursos de Especialização em Educação Especial, de que trata esta Deliberação, terão carga horária mínima de 600 horas, das quais 500h dedicadas a atividades teóricas e/ou teórico-práticas presenciais e 100h a estágio supervisionado.